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Você consegue dizer NÃO?

NÃOÀs vezes, dizer o simples monossílabo NÃO pode ser um atitude muito difícil. Principalmente quando envolvemos emoções, sentimentos, hierarquia, inexperiência ou medo. Eu tinha receio de dizer a um Cliente que não poderíamos entregar tal produto. Hoje, tenho certeza que é a melhor reposta em casos que realmente não poderemos entregar. Muito melhor dizer Não do que o Cliente ficar na expectativa ou ter uma promessa e não receber o produto.

Algumas dicas irão te ajudar a dizer Não e assim possibilitar você a se dedicar nas suas tarefas importantes e não nas urgentes ou circunstanciais. Ou seja, tarefas que você tem tempo para fazer, que irá gerar resultado, gratificação, prazer para você e que estão associadas ao seu objetivo pessoal ou do trabalho.

  1. SIMPLESMENTE DIGA NÃO: diga educadamente que não poderá fazer a tarefa neste momento porque tem vários projetos inacabados, caso contrário, poderá não entregá-la no prazo e inclusive atrapalhar o solicitante. Ou, diga que você tem várias tarefas prioritárias e que talvez você não seria a melhor pessoa para entregar aquela tarefa com a qualidade esperada.
  2. OFEREÇA AJUDA: em alguns casos, você poderá complementar o NÃO claramente dito com uma suposta possibilidade de ajudar na atividade, mas não ser responsável. Assim você poderá amenizar qualquer suspeita de adversidade e poderá ser visto como organizado e disposto a colaborar.
  3. DIGA NÃO IMEDIATAMENTE: não dê esperanças ao solicitante se você quiser negar a solicitação. Diga Não imediatamente para evitar que o faça futuramente e ainda possa atrapalhar os planos do Solicitante.

Agora você já sabe como dizer Não. Faça um teste essa semana e responda Não para 2 primeiras solicitações que receber e que não fazem parte ou contribuam para você alcançar os seus objetivos.

Luizer Mattos / Códice

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