Sabe a diferença entre urgente e importante?

clockQuantas vezes você pensou que o seu dia deveria ter 30 horas ao invés de 24? Quantas vezes já ficou sem saber o que fazer diante de tantas coisas que aparecem no seu dia e todas para ontem? Quantas vezes perdeu o prazo, pois não conseguiu dar atenção aquele projeto? Quantas vezes trabalhou até a exaustão e quando chegou em casa teve aquela sensação de que não gerou resultado algum? 

Não se preocupe, isso acontece com todos nós e tem solução.

Você saberia diferenciar o que é importante daquilo que é urgente? Quais as tarefas que está fazendo e que não geram resultado algum? Saberia dizer quais as suas prioridades? 

A primeira coisa a fazer é separar as tarefas importantes das urgentes.
TAREFA IMPORTANTE é aquela que gera valor e resultado para você. Você tem tempo para fazer e está diretamente alinhada ao seus objetivos.
TAREFA URGENTE era uma tarefa importante e que acabou o prazo.
As demais, são tarefas que não estão associadas diretamente com os seus objetivos, não trarão resultado expressivo nem a curto ou a médio prazo e que poderão ser feitas mais tarde, em seu tempo livre. Ou não terão que ser feitas, porém, vai depender muito da sua avaliação.

Nesta semana, reserve 5 minutos do seu tempo por dia e identifique uma tarefa importante, uma só, a ser realizada no mesmo dia. Mas só vale aquela que é importante, te trará prazer e satisfação por tê-la concluído. Faça um teste, em breve você não terá mais tarefas urgentes e tempo livre para as coisas mais importantes na sua vida.

Mundo ideal: não termos tarefas urgentes, apenas importantes.

Luizer Mattos / Códice

 

Deixe uma resposta